Pular para o conteúdo principal

Pregadores e Pregação


"O fundamento de uma pregação genuinamente bíblica é Jesus Cristo, sua obra redentora e seus ensinos - pregações cristocêntricas. A igreja não pode se tornar um grupo de auto-ajuda quando seu propósito é ser embaixadora de Cristo na terra. Pense nisso!"

Pastor Marvel Souza 






"Uma boa pregação tem como objetivo maior conduzir os ouvintes a uma experiência cúltica de arrependimento e entrega a Cristo Jesus. Por isso, é imprescindível que os pregadores estejam atentos ao tipo de preparo que farão, para que a mensagem do Evangelho alcance seu objetivo principal - conduzir os ouvintes à reflexão dos seus atos, ao arrependimento dos pecados e a conversão genuína a Cristo Jesus.  

Quando um pregador despreza a importância do preparo intelectual e espiritual na elaboração de uma pregação, o risco de cometer erros é real. Não são poucos os que acabam por engrandecer a si, seus atos e seus predicados em detrimento da pessoa de Cristo e da sua obra, e há aqueles que conduzem multidões a práticas nada bíblicas. Por outro lado, encontra-se também o oposto extremo - pregadores que se colocam em uma situação de auto-comiseração, fazendo com as pessoas sintam pena do seu estado de sofrimento e suposta renúncia pelo Evangelho. Estes, com um discurso agressivo e melancólico desprezam os que primam pelo conhecimento na hora de preparar uma mensagem bíblica e ensinam uma vida cristã SIMPLÓRIA, como se estivessem ensinando a ter um vida cristã SIMPLES - Eles não conseguem discernir a diferença de significado entre essas duas palavras.

Alinhado a isso, as tendências de pregações das grandes igrejas neo-pentecostais podem ser vistas na vida e na prática de muitos pregadores. Por exemplo, pregações em formato de palestra, pregações estruturadas em frases de efeito (estas viralizam nas mídias sociais, porque são muito bonitas e resumem um pensamento filosoficamente correto), e por fim, as pregações de auto-ajuda, que parecem um treinamento de coaching. 

O perigo destas tendências é a valorização dos aspectos filosóficos da religião e da vida humana em detrimento dos aspectos doutrinários ensinados pela Bíblia. Ademais, as técnicas de hermenêutica e exegese que deveriam auxiliar na extração de uma mensagem genuinamente bíblica, são substituídas pela facilidade do 'Control C'-'Control V' - sem se preocupar com as bases doutrinárias na qual a mensagem foi estruturada, muitos pregadores apenas replicam pregações porque acham a mensagem bonita e com aparência de sacra. 

Enfim, muitos ouvintes têm sido vitimados por pregações mal elaboradas e nada bíblicas, de frases vazias e de procedência duvidosa.  

O fundamento de uma pregação genuinamente bíblica é Jesus Cristo, sua obra redentora e seus ensinos -  pregações cristocêntricas. A igreja não pode se tornar um grupo de auto-ajuda quando seu propósito é ser embaixadora de Cristo na terra. Pense nisso!"


Texto por Marvel Souza (instagram: @marvelsouzaoficial)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que abandonem as más

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de dif

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a