"No Brasil, a primeira igreja participante da Teologia Inclusiva Afirmativa é a Igreja Metodista Incluídos pela Graça, que tem sua sede na cidade de Taguatinga - Brasília-DF. Intitulada de Igreja de portas abertas, a Igreja Metodista IPEG é uma Igreja Reconciliadora no Brasil".
Recentemente, algumas igrejas protestantes históricas passaram a revelar parte de suas conclusões teológicas sobre o assunto "Inclusão Eclesial Plena de pessoas LGBTQIs à membresia e ao exercício dos dons e ministérios eclesiásticos". Estas conclusões, de forma substancial, passaram a ter força doutrinária em muitas destas igrejas, que se abriram a aceitação plena dos LGBTQIs.
Nos Estados Unidos, muitas destas igrejas receberam o nome de 'Open door churchs' (igrejas de portas abertas). E suas conclusões teológicas, para muitas igrejas, passaram a ser consideradas como Resoluções Doutrinárias. Pautados em um trabalho de afirmação pessoal e coletiva, estas igrejas assumiram a responsabilidade de criar um ambiente favorável para a convivência religiosa harmoniosa de LGBTQIs e heterossexuais.
Estas conclusões teológicas tornaram-se um movimento de afirmação, que perpassa o fazer eclesiástico de líderes e membros de Igrejas Protestantes, que assumem a responsabilidade de reconhecer e legitimar a Inclusão Eclesial Plena de todos os filhos de Deus, independentemente de cor da pele, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade ou posição social.
O movimento Metodista de Reconciliadores é um exemplo do esforço protestante em afirmar na fé, de forma plena, todas as pessoas que viviam à margem do exercício religioso pleno.
De acordo com o Movimento de Reconciliadores, todo cristão deve experiênciar três Reconciliações, que mudarão toda a vida e a prática cristã em relação a si, ao próximo e a Deus:
1)Reconciliação consigo (Processo pelo qual o cristão LGBTQI+ aceita a si mesmo);
2)Reconciliação com o próximo (Processo de interação, integração e valorização da diversidade humana);
3)Reconciliação com Deus (Processo de espiritualização, santificação, aquisição de conhecimento, desconstrução e reconstrução do relacionamento com o divino).
As igrejas que participam do Movimento de Reconciliadores são chamadas de "Igrejas Reconciliadoras".
Veja o fundamento bíblico para os trabalhos da Teologia Inclusiva Afirmativa desenvolvidos pelo Movimento de Reconciliadores: 2 Coríntios 5:15-21
15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
Obs. Aqui está a razão do emprego do termo "Igreja Reconciliadora".
O objetivo maior da Teologia Inclusiva Afirmativa é conduzir todas as pessoas ao entendimento de que a salvação se efetua em cada ser humano por meio da graça, mediante a fé, e isso se deve ao sacrifício expiatório de Cristo Jesus, que se fez pecado por nós, para que nos tornemos a justiça de Deus na terra - "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" - (2Coríntios 5:21).
No Brasil, a primeira igreja participante da Teologia Inclusiva Afirmativa é a Igreja Metodista IPEG, que tem sua sede na cidade de Taguatinga - Brasília-DF. Intitulada de Igreja de portas abertas, a Igreja Metodista IPEG é uma Igreja Reconciliadora no Brasil".
Saiba mais sobre esta comunidade de fé:
https://www.facebook.com/metodistaipeg/
Comentários
Postar um comentário