CORPUS CHRISTI
Na visão católica esta festa é o momento que o próprio Cristo se faz presente por meio da Eucaristia (elementos da Ceia), já que se acredita que os próprios elementos da ceia se transformam na carne e no sangue de Cristo. Então o santíssimo sacramento saia da igreja em procissão pelas ruas. Este é um feriado Cristão que nós protestantes acabamos usufruindo, mas não o comemoramos.
Nós cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação (transformação dos elementos da Ceia, pão e suco da uva, em corpo e sangue reais de Jesus) dos elementos. Cremos que Cristo habita em nós, de forma que somos transformados em um instrumento nas mãos de Deus para abençoar ao próximo.
NOSSA VISÃO ENQUANTO CRISTÃOS PROTESTANTES A Ceia do Senhor instituida por Jesus é o memorial |
O pão e o vinho são apenas símbolos, que nos remetem ao sacrifício de Jesus por nós. Por isso, devemos pensar nesta data como a oportunidade de relembrarmos o amor incondicional e o extravaso de graça que Jesus manifestou à humanidade por meio da sua entrega na cruz.
A entrega foi por todos, o que significa dizer que a graça invisível, representada nos elementos da Ceia, pão e suco da uva, também são para todos. A tônica da mensagem da Ceia é o amoroso convite e a garantia de que há lugar à mesa para todos.
A Ceia é a expressão máxima do convite divino à humanidade. Nela, todos encontram o fundamento da salvação: "A salvação é pela Graça, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8).
As recomendações bíblicas para a participação da Ceia do Senhor são (1Coríntios 11:20-34):
- Examinar-se a si mesmo;
- Discernir o corpo e o sangue de Jesus, representados nos elementos pão e fruto da vide (suco da uva);
- Comunhão cristã, esperando uns pelos outros e compartilhando sempre.
Comentários
Postar um comentário