Pastor Marvel Souza (Pastor presidente da Comunidade Cristã IPEG)
Brasília 2 de agosto de 2018
Carta Pastoral sobre o Batismo praticado pela Comunidade Cristã IPEG
Aos membros, congregados e simpatizantes,
ORDENANÇAS - DEFINIÇÕES
O batismo cristão não deve ser considerado como sacramento de acordo com o que é ensinado pela Igreja Católica. De acordo com os ensinos de Jesus, o batismo é uma ordenança; a saber, a primeira ordenança das duas ensinadas – Batismo e Ceia do Senhor.
Batismo:“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28:18-20)
O Batismo deve ser um momento de alegria no Céu, um ato solene, festivo e de grande importância para a vida do candidato ao batismo.
O significado do batismo é morte, sepultamento e ressurreição. Ao sermos batizados, professamos que Jesus padeceu na cruz por nossos pecados para que nós morrêssemos para o pecado. Portanto, a finalidade do batismo é dar testemunho público da fé e salvação em Jesus Cristo.
EXEMPLO DE BATISMO
O batismo de Jesus é o modelo do batismo que deve ser exercido pela igreja cristã: “Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João”.(Mt 3:13) . Jesus tem o seu ministério evangelístico iniciado com um ato de humildade que representa novo nascimento, apesar de ele mesmo não precisar de novo nascimento por ser Santo. Tal ato marca a saída de uma vida de silêncio ministerial para uma vida pública. Da mesma maneira o Batismo praticado pela igreja deve levar em consideração a transição de um ponto a outro da vida do homem. Porém, apenas como uma representação.
Jesus foi batizado por João que era chamado de "Batista" ou o "batizador ou emergidor" por causa do batismo que Deus lhe mandara realizar – Batismo de arrependimento: “Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados”. (Mc 1:4) – batismo de caráter temporário, pois visava preparar o povo para receber Jesus, fazendo a transição da lei e profetas do Antigo Testamento, para o Evangelho da graça no Novo Testamento. O batismo cristão destina se a pessoas que já se arrependeram e são salvas.
BATISMO POR IMERSÃO
A palavra batismo transliterada do grego “baptizo” significa imergir ou mergulhar. Sempre que a Bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é “baptizo”. Em Romanos. 6:3-8 alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por imersão, como: "sepultados pelo batismo", "plantados à semelhança da sua morte pelo batismo", etc..
“De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos”. (Rm 6: 3-8)
O batismo de Jesus e do eunuco é um exemplo de batismo por imersão (Mat. 3:16; Atos 8:38-39), através das expressões: “desceram à água” e “saíram da água”.
“Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele”. (Mt 3:16)
“Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho”. (At 8:38-39)
AUTORIDADE DO BATISMO
Em Mateus 28:18-20 Jesus determinou o batismo em nome da Trindade – a fórmula bíblica correta para o batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28: 18-20)
O BATIZANDO
O livro de Atos trás uma pergunta quanto a condição para o batismo:
“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?"
Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". (At 8:36-38)
O batismo é permitido a todo o que crê. Em Marcos 16:16 Jesus diz: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". Acredita-se ser esta a interpretação do texto: a palavra “crer” em grego possui um significado amplo, abrangendo também a salvação de todos os males desta vida. Portanto, se consideramos o batismo como ordenança de Jesus, todos os que creem devem ser batizados.
No entanto, não devemos nos esquecer que batismo não salva e nem lava pecados de ninguém.
Faça a comparação entre, João 3:16-18; Rom. 3:20 e 28; Ef. 2:8-9. Nestes textos encontramos a fé que é necessária para o batismo, considerando que o batismo só deve ser ministrado a quem já se converteu a Jesus; quem tenha experimentado arrependimento sincero de pecados, tenha crido pela fé em Cristo, tenha certeza do perdão e da salvação.
A Bíblia nos trás vários exemplos. Todos que criam, e eram salvos, eram logo batizados (Atos 2:38 e 41; 8:12 e 16; 8:36-38; 9:18, etc.). O batismo em águas nada tem a ver com o batismo no Espírito Santo.
Obs. O batismo representa novo nascimento, porém não o produz.
RESPONSABILIDADES DE QUEM QUER SER BATIZADO
Leitura da Bíblia e meditação nos textos sagrados
A prática da oração
A freqüência aos cultos
A colaboração com ofertas e dízimos
Desejar ardentemente o Batismo no Espírito Santo
Ter uma vida de bom testemunho dentro e fora da igreja – Portar-se com modéstia (Vestes, cabelo, linguajar, relacionamentos) – Honrar com os compromissos sociais, familiares e religiosos
Ser esposo/a de uma só pessoa, em ato de fidelidade
Deixar a liderança da igreja a par de situações que possam impedir a comunhão com o corpo de Cristo
Falar de Cristo para outras pessoas
Honrar os líderes da igreja, orando sempre para que eles possam ter graça e discernimento para lidar com as ovelhas de Jesus
Crer ardentemente no arrebatamento da igreja e na ressurreição dos que morreram em cristo – crer na vida eterna com Deus.
Crer na ressurreição para a morte eterna
Crer na Trindade Santa – Sendo Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, compartilhando uma mesma substância; a saber, a Soberania Divina.
Conseguir, de forma simples, mas correta, expressar as doutrinas fundamentais da fé cristã (Estão em anexo nesta apostila)
Ter os dez mandamentos como padrão bíblico para agradar a Deus
OS DIREITOS DE UM BATIZADO
Como membro você tem direito de votar e ser votado para cargos ou funções nas assembléias da Igreja
Participar das discussões e dar opiniões
Participar da Ceia do Senhor
Tem o direito a acompanhamento e aconselhamento por parte da liderança da igreja, quando necessário
Tem o direito de ser ajudado com cesta básica, quando necessário for
Tem o direito de ser visitado quando doente
Tem o direito de ter auxílio em oração e visita de alguém da liderança em situação de morte e casamento – Ter a realização de cerimônias de casamento e funeral
Comentários
Postar um comentário