Para leer en español: http://cristaobsb.blogspot.com/2020/03/haga-de-su-casa-un-altar-de-adoracion.html
DIFERENTES ARRANJOS FAMILIARES NA BÍBLIA...
A família nuclear, constituída por gêneros opostos (homem e mulher) e filhos, é o padrão defendido por muitos religiosos fundamentalistas, que condenam qualquer outra forma de constituição, em especial as que atinem aos relacionamentos de afeto entre pessoas do mesmo sexo. Independente do sucesso que estes relacionamentos possam ter, os religiosos fundamentalistas os consideram uma afronta aos padrões entendidos como "corretos".
A homo/trans/bi/inter-afetividade tem sido pauta de debates acirrados no meio religioso, porque as manifestações que vêm motivando estes debates, em sua maioria, procedem da parte de pessoas que são ou foram religiosas, e resolveram assumir e viver sua orientação sexual ou identidade de gênero. Na visão dos religiosos conservadores: "pessoas que se desviaram do que é o correto".
No entanto, é válido ressaltarmos que, em relação às famílias cristãs, a Bíblia nos oferece possibilidades diferentes de constituição familiar, vejamos:
-Família Substituta: Moisés, após ser desmamado, foi entregue à filha de Faraó, que o tomou como Filho (Êxodo 2:10) - Moisés passa a ser filho do coração da filha de Faraó. Samuel foi criado no templo pelo sacerdote Eli (1Samuel 2:18-26; 3:1).
-Família Monoparental: Uma família constituída por mãe e filhos, sem a presença do pai (2Reis 4:1).
-Família Afetiva: Nora e Sogra vivendo juntas, com votos de fidelidade e companheirismo se constituem família, não por serem homossexuais, mas por terem laços entranháveis de afetividade (Rute).
-Família Parental: Ester foi criada pelo seu primo Mordecai (Ester 2:7).
-Família Nuclear: Isaque e Rebeca e seus dois filhos (Gênesis 25:28).
-Família Expandida: Os que fazem a vontade de Deus são família de Jesus (Mateus 12:46-50).
-Família "Modelo": José assumiu o papel de pai de Jesus e marido de Maria, para que se cumprisse a vontade de Deus (Mateus 1:16), apesar de tudo estar fora do padrão familiar dos Judeus. A família modelo não está fundamentada no padrão, mas no conteúdo que Deus quer que todo e qualquer relacionamento tenha, a saber, a vontade divina sobre todas as coisa.
Por estes exemplos, conclui-se que a vontade de Deus deve estar acima de conceitos e preconceitos em relação às formações familiares que temos no século XXI, e podemos dizer que o conceito de família diversa é bíblico. A multiforme graça de Deus nos permite entender que a vontade de Deus está em movimento a favor de todos os que o temem e fazem o que é justo, pois todos estes lhe são aceitáveis.
O PROPÓSITO DA FAMÍLIA...
CONCLUSÃO...
Para além da definição etimológica da palavra família - "escravo doméstico", família se define pelos laços de afetividade entranháveis que devem haver nos relacionamentos, sendo o amor o fundamento maior.
TEXTO POR MARVEL SOUZA
Perfeito
ResponderExcluir