Para leer en español haga un clic en el link:hhttp//cristaobsb.blogspot.com/2020/04/mas-alla-de-la-pascua-liturgica.html
PALAVRA PASTORAL DE PÁSCOA - "PARA ALÉM DA PÁSCOA LITÚRGICA"
O QUE APRENDER NA QUINTA-FEIRA SANTA...
Nesta quinta-feira ao entardecer, chamada de Quinta-feira Santa, tem início para nós o Tríduo Santo, que são os três dias que marcam a paixão de Cristo até a sua ressurreição.
Hoje, Quinta-feira Santa, nós da Igreja Metodista IPEG passamos a refletir sobre a espiritualidade que nos chama a atenção para os momentos finais de Jesus até o ápice de sua paixão e ressurreição:
A Instituição da Ceia do Senhor (Mt 26.17-30);
O Lava-pés (Jo 13.1-17);
Jesus no Getsêmani (Mt 26.36-46; Mc 14.26-31);
A promessa do Espírito Santo (João 14:1-31);
O julgamento, sepultamento e a crucificação (Mt 27; Mc 15; Lc 23; Jo 19);
A ressurreição no primeiro dia da semana (João 20: 1-18).
Podemos destacar destas reflexões o ensino sobre a diversidade à mesa da Ceia, a humildade do mestre que se posicionou como servo, a abnegação do filho em prol da salvação de todos, a determinação em cumprir sua missão, tomando sobre si as nossas dores, pecados e debilidades, e por fim a glória dos que permanecem na vontade de Deus até o fim: A VITÓRIA SOBRE A MORTE E A VIDA ABUNDANTE!
EXPRESSÕES BÍBLICAS QUE MARCAM ESTA QUINTA-FEIRA...
Jesus desejou ardentemente celebrar aquela Ceia com os seus discípulos:
“Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer” (Lc 22,15).
Ele disse aos discípulos: “Fazei isto em memória de Mim”. Com essas palavras, Ele instituiu a Ceia como Sacramento aos seus: “Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” (Lc 22,17-19)
Naquela mesma noite Jesus confortou o coração dos seus discípulos com a promessa do Paraclito (O Espírito Santo), que os auxiliaria guiando-os em sabedoria e poder : "Eu não vos deixarei órfãos" (João 14:18).
Na noite em que foi traído, mais Ele nos amou, pois bebeu o cálice da Paixão até a última e amarga gota. João escreve: "E antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que sua hora já era vinda, para que deste mundo passasse para o Pai, havendo amado aos seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim" (João 13:1).
A PRÁTICA CRISTÃ DEVE SUPLANTAR O RIGOR LITÚRGICO ...
É imprescindível que entendamos que esta quinta-feira que marca o início da paixão de Cristo, para além de uma reflexão, deve ser um momento de ação no qual nos despimos das vaidades humanas, revestimo-nos de humildade e servimos com simplicidade uns aos outros, reconhecendo no ato de amor a Inclusão de todas as pessoas ao Exercício Pleno da Fé e à Dignidade Humana, independentemente de etnia, idade, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, status socioeconômico ou crença. Somos desafiados a transpor a Ceia como um ato litúrgico e a banquetear com os que têm fome, a vestir aos que têm frio, acolher aos necessitados e brindar com os que estão à margem.
A Páscoa litúrgica é reflexiva. A Páscoa de Cristo é viva e ativa, envolvendo e compelindo os filhos e filhas de Deus a serem luzeiros em um mundo de trevas e sal para temperar, conservar e curar a humanidade.
Feliz Páscoa a todos e todas!
Att...
Pastor Marvel Souza (Pastor Presidente da Igreja Metodista IPEG)
Gracias y paz es enrriquesedor sus palabras,Pastor Marvel.
ResponderExcluirTriduo pascualson los tres dias mas importante de la liturgia Cristiana que marcan el final de la cuaresma en los cuales se conmemora la pasion muerte y resurreccion de JESUCRISTO
La pascua liturgica es reflexiva.
La pascua de Cristo esta viva y activa involucrando a los hijos e hijas y hijes De Dios a ser luz en un mundo de oscuridad y la sal que sazona,preservay sana a la humanidad.
Como debemos posicionarnos en esta fecha liturgica
Las reflecciones sobre la divercidad en la mesa de la cena,que estamos todes invitados la humildad del maestro que se posiciono como un cirviente el decinteres del hijo a favor de toda la humanidad para cumplir su mision,asumir nuestros dolores pecados y debilidades y finalmente
La VICTORIA de la vida y la muerte abundante.
JESUS deceaba celebrar la cena con sus dicipulos y con migo tenia ganas de comer esta pascua antes de sufrir luc.22:15 gracias y paz FELICES PASCUAS