Para que a vida cristã tenha sucesso na sua prática é importante observarmos alguns princípios que são imprescindíveis:
- Princípio da Formação: todo cristão precisa ter disposição para aprender da palavra de Deus e sobre o mundo no qual vive. Cultivar um espírito ensinável é um dos caminhos para estar em paz consigo, com o próximo, com a criação e com Deus. Jesus escolheu dentre à multidão dos que o seguiam apenas os que tinham realmente interesse em aprender sobre o ministério cristão e assumir a responsabilidade de replicar o que aprenderiam – Lc 6:12-16; Mt 28:18-20.
- Princípio da Associação: Jesus ensinou e acompanhou o desenvolvimento dos seus discípulos de perto, fazendo com que uns ministrassem aos outros, individual e coletivamente. Ele sempre criou oportunidades para que eles colocassem em prática o que estavam aprendendo - “Vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio” (Jo 15:16-27).
- Princípio da Consagração: todos aqueles que assumem o compromisso de serem testemunhas de Jesus precisam também assumir a responsabilidade de uma vida de dedicação à prática do bem. Jesus perguntou aos seus discípulos se eles queriam abandoná-lo, pois bem sabia que não estava sendo fácil para nenhum deles ter de acompanhá-lo, tendo que escutar seus duros sermões e obedecer suas ordens. Felizmente a resposta de Pedro foi incisiva e correta - “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” - (Jo 6. 60-69).
- Princípio da Transmissão: quanto mais contato com a palavra de Deus e mais experiências reais com Jesus, mais capazes seremos de transmitir ao mundo o plano da salvação que é totalmente fundamentado no amor (Jo 3:16). Os discípulos de Jesus precisaram entender que todo trabalho que iriam executar seria dependente de atitudes de amor - “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros” (Jo 3:1-18; 13:34).
- Princípio da Demonstração: Jesus demonstrou aos discípulos a maneira de orar, a maneira de utilizar as Escrituras, o modo de ganhar pessoas para o reino de Deus. Ele nunca pediu nada que nunca tivesse feito e demonstrado - “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13:12-20). A vida cristã deve ser pautada na prática do bem. Só assim conseguerimos temperar e iluminar o meio no qual estamos - (Mt 5:13-16).
Texto: Reverendo Marvel Souza
Comentários
Postar um comentário