Pular para o conteúdo principal

PEDRAS DE TROPEÇO

O que significa ser uma pedra de tropeço para outra pessoa?

Resposta: No meio de uma série de leis que regulam o tratamento dos outros, encontramos: "Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR" (Levítico 19:14). Obviamente, colocar uma pedra ou tijolo na frente de uma pessoa cega é cruel, mas o Novo Testamento leva o ditado prático e transforma-o em uma metáfora espiritual.

Depois que Pedro repreendeu Jesus, negando que a crucificação aconteceria, Jesus disse: "Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" (Mateus 16:23). Pedro, sob a influência de Satanás, tentou distrair Jesus do que Ele tinha vindo fazer. Ele tentou fazer Jesus "tropeçar" em Seu caminho para a crucificação. Paulo reitera a ideia: "... mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios" (1 Coríntios 1:23). A ideia de que o Messias seria crucificado era uma pedra de tropeço para os judeus - algo que tropeçava suas crenças sobre como seria o Messias.

No entanto, na maioria das vezes, uma "pedra de tropeço" refere-se a algo ou alguém que atrapalha o relacionamento de outra pessoa com Deus. Em Mateus 18:5-7, Jesus diz: "E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!" Assim como seria melhor livrar-se da mão que causa o pecado (Mateus 18:8), na perspectiva do Reino, seria melhor afogar-se do que causar uma criança a pecar. Da mesma forma, em Romanos 14:13, Paulo ressalta que só Deus julga; não devemos julgar os outros, mas nos certificar de que não estamos nós mesmos causando-os a cometerem o pecado em questão.

Pedras de tropeço também surgem quando o caminho é um pouco mais ambíguo. A vida cristã madura permite algumas liberdades que parecem contrárias a uma fé obediente e disciplinada. Os coríntios estavam preocupados em comer carne sacrificada aos ídolos. Problemas modernos incluem beber álcool com moderação ou dançar. "Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos" (1 Coríntios 8:9). Nossa liberdade não vale a pena a caminhada de outro com Deus. Se algo que Deus permite levaria outro a pecar, precisamos evitá-lo. Como cristãos, Deus nos dá grande liberdade, mas a maior liberdade é considerar o bem-estar dos outros acima do nosso.

Evitar ser um obstáculo significa não levar outra pessoa a pecar. Como conseguimos isso depende da situação e dos corações daqueles que nos rodeiam. A segurança que temos no amor e provisão de Deus, tanto agora quanto eternamente, permite-nos mostrar preocupação por aqueles que são mais fracos - aqueles que precisam de encorajamento específico para entender quem é Deus. Em algumas situações, isso significa viver nessas liberdades para exemplificar que Deus é um Deus de graça. Em outras, significa disciplinar-nos para edificar crentes mais fracos e não empurrá-los a uma liberdade para a qual não estão prontos. Entretanto, isso sempre significa não encorajar outro a agir de uma maneira que a Bíblia identifique especificamente como pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PASTOR MARVEL SOUZA

Ministério Pastoral Marvel Souza:  Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iniciou seu ministério há 24 anos atrás, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Natural de São Mateus do Sul, estado do Paraná, o Reverendo Marvel Souza iníciou seu ministério há 24 anos, quando ele, impelido pelo Espírito Santo começou um trabalho de ensino na igreja Metodista, onde desenvolveu projetos pautados em sua formação teológica recém iniciada. Depois de algum tempo servindo foi consagrado ao diaconato, servindo por seis anos com dedicação, dinamismo e responsabilidade. Neste período, introduziu um curso de formação teológica, que se tornou requisito necessário para a consagração de líderes da igreja em que servia. O curso teve êxito e acabou tomando proporções maiores que as esperadas, sendo ministrado em várias igrejas de...

MATÉRIA SOBRE A BÍBLIA COMENTADA GRAÇA SOBRE GRAÇA - PORTAL RIUS

"O autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, que será lançada em breve, Marvel Souza destacou ao RIUS pontos fundamentais que, segundo a ótica de sua autoria,são fundamentais para que a obra não seja mal interpretada ou que haja até de má fé. Marvel,que é de Brasília afirma que a Bíblia Comentada Graça sobre Graça vai muito além do público gay, como está sendo chamada por boa parte da ala evangélica e a imensa maioria que prefere o casamento hétero, como Bíblia Gay, pois atende não apenas os gays mas héteros também. Leia na íntegra : “Sou o autor da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, chamada por alguns sites, inclusive o de vocês de “Bíblia Gay”, o que poderia ser “Bíblia dos Negros”, ou “Bíblia das Mulheres”, ou ainda “Bíblia das Pessoas com Necessidades Especiais”, já que trato sobre todos estes assunto nesta obra, mas entendo que não seria interessante para os portais, jornais, revistas, ou emissoras de rádio e TV, anunciar uma “Bíblia de Todas a...

EXPECTATIVA DIVINA SOBRE NÓS

A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.  Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.  No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.  Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que ab...