SEGUNDO ENCONTRO - 21/11: SALMOS IMPRECATÓRIOS...
Comunhão, Amor, Fé e Espiritualidade - o grupo de Estudo Bíblico CAFE se reuniu para continuar os estudos do livro de salmos. O segundo encontro iniciou com um lembrete sobre as três regras básicas do grupo:
- Falamos sobre o que nos une. (Em especial, não falamos sobre política)
- Contamos a vitória, sem a história. (Valorizamos o tempo e democratizamos as oportunidades)
- Coloque sua máscara antes de tentar ajudar outros (referência a uma das regras da aviação quando o avião está com despressurização). (Damos importância a este momento e o reconhecemos como uma oportunidade de crescimento. Colocamos celulares no silencioso, evitamos conversas fora do propósito)
Após uma oração, os participantes refletiram sobre a composição de um salmo a partir das seguintes palavras: gratidão, quebrantamento, imprecação, louvor, didática/instrução e lamentação.
Cada participante escolheu uma das palavras que segundo eles seria um dos elementos que usariam para compor um salmo, caso tivessem a oportunidade de escrever um, e explicarão o porquê.
Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que todas essas palavras representam a composição dos salmos, em sua totalidade ou em parte. E destacou que os salmos não são uma exclusividade da religião judaica, sendo possível encontrar salmos em outras culturas antigas.
Logo após, os participantes foram divididos em duplas, cada dupla recebeu um salmo, tendo cada verso, sem numeração, em um tira de papel, as quais eles passaram a organizar a partir de uma lógica aleatória. À medida que as duplas foram organizando os textos, o pastor Marvel foi dando dicas do que poderia ajudar a compor uma sequência lógica texto; a saber: numeração, ordem alfabética ou coerência textual.
Após terem concluído a tarefa, cada dupla compartilhou a leitura e viram alguns exemplos de salmos acrósticos projetados na TV, e ouviram a explicação de que este tipo de salmos são organizados pela ordem alfabética pois representam uma composição de poesia lírica, na qual os autores usaram o alfabeto hebraico para iniciar cada parte dos seus textos, dando uma sequência lógica para as composições.
Em seguida, o pastor Marvel esclareceu que os salmos podem servir como uma inspiração para as nossas orações e que podemos torná-los uma base para nosso desenvolvimento em fé, pois encontramos neles a expressão verdadeira de pessoas que viveram grandes experiências com Deus. No entanto, ele advertiu os presentes a tomarem cuidado quanto ao grupo de salmos imprecatórios, pois estes não representam os princípios cristãos.
Segundo o pastor, alguns corinhos cantados em igrejas protestantes são salmos na íntegra, como é caso do salmo 100 cantado; e há vários que foram inspirados em salmos, como a música "ao Rei dos Reis consagro tudo o que sou".
Conduzidos pelo pastor Raphael Lira todos cantaram o salmo 100 e o louvor "ao Reis dos Reis consagro tudo o que sou".
Como tarefa de casa, o pastor Marvel pediu para que todos leiam os seguintes salmos e destaquem palavras-chave ou versículos que mais chamem a atenção: 7, 109, 137.
Com uma oração final e bênçãos pastorais todos foram abençoados e desfrutaram de um delicioso café, chocolate quente e alguns lanches.
*A próxima reunião ficou agendada para o dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30 no mesmo endereço.
Para fazer parte do grupo de whatsapp e receber informações sobre os estudos, clique no seguinte link: https://chat.whatsapp.com/G49FbL1HB9eF5c65TeRanT
Comentários
Postar um comentário