A vida humana é sempre cheia de desafios que nos fazem refletir sobre nossas capacidades, limitações, anseios, medos, prazeres, temperamento e personalidade. É interessante pensar que AGIMOS COMO PLANEJAMOS, mas SEMPRE REAGIMOS COMO SOMOS.
Isso significa dizer que o planejamento nos ajuda a conter nosso próprio ego e consequentemente nossas ações, que segundo a bíblia podem ser boas ou ruins para nós mesmos e para o nosso próximo.
No entanto, como quase sempre estamos reagindo às situações desafiadoras da vida, como por exemplo, às dívidas, às doenças, aos problemas familiares, à perda de um ente querido, aos problemas no trabalho, à quem nos ofende e etc; na maior parte do tempo estamos no modo reativo, reagindo aos desafios. Isso pode ser perigoso, pois as reações não são planejadas e consequentemente imprevisíveis, podendo ser danosas.
Deus tem uma expectativa positiva com respeito aos seus filhos e filhas no que concerne às suas ações. Ele deseja que abandonem as más obras e produzam as boas. Para tanto, Ele tem nos dado o ambiente favorável, onde aprendemos da sua palavra, recebemos orações, somos ministrados pelo seu Espírito, para só então sermos enviados ao mundo como luzeiros que brilham em meio às trevas. Temos uma comunidade de fé que nos ajuda em amor. Temos o Espírito Santo que nos dá sabedoria e temos a palavra que nos ensina.
A expectativa divina sobre nós se renova a cada manhã e nos diz que Deus quer nos conduzir àquilo que é bom, perfeito e agradável, tanto para nós quanto para o nosso próximo. Somos convidados a refletir sobre o que precisamos mudar para que de nós proceda o bem para todos, independentemente de qualquer coisa.
Texto: Reverendo Marvel Souza
Comentários
Postar um comentário