Série de pregações "Dádivas do Calvário" com o Reverendo Marvel Souza...
Primeira Dádiva: REDENÇÃO E REMISSÃO (Resgate e Perdão).
A Redenção e a Remissão promovidas por Jesus por meio do seu sacrifício expiatório encontra respaldo bíblico em Colossensses 1:13-22; 2:10-15 . E na carta do apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo 1, verso 7: "Temos a redenção pelo seu sangue".
Para além da imagem de dor e sofrimento do Calvário, devemos enchergar o propósito de Cristo: "Resgatar toda humanidade, que estava morta em seus pecados e transgressões" - Efésios 2:1-3. A morte de Jesus traria vida à humanidade, seu sofrimento e suas feridas promoveriam libertação e purificação. Moído por nossas transgressões, Ele conquistou cura para nossas enfermidades. Morto pelos nossos pecados, Ele garantiu vida em abundância. Ressurreto pelo poder de Deu, Ele legitimou nossa filiação.
A "Redenção" então significa o maravilhoso resgate que Cristo trouxe à humanidade por meio do seu sacrifício no calvário: "Em Cristo temos plena redenção (... )" - Colossensses 1:14.
A condição na qual toda humanidade se encontrava é descrita pelo apóstolo Paulo como a destituição da glória de Deus (termo equivalente ao empregado na descrição do momento em que o diabo e seus anjos foram destituídos do direito celeste): "Todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus" - Romanos 3:23.
O termo "Plena Redenção", empregado por Paulo, na sua carta aos Colossensses, evidencia a perfeição do sacrifício de Cristo em contra partida aos sacrifícios de animais, que tinham como objetivo apaziguar a situação pecaminosa da humanidade perante Deus. O resgate promovido por Cristo revelou à humanidade a "Santificação Posicional" - transposição das trevas para o Reino do filho do seu amor (Colossensses 1:13). Pelo sacrifício de Cristo todos podem galgar uma nova condição perante Deus.
O resgate promovido por Cristo atinge três esferas da condição humana em relação ao pecado:
1. Jesus liberta do pecado - "Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João 1:29);
2. Jesus liberta da condenação do pecado - "Recebemos vida por meio do sacrifício de Jesus" - (Efésios 2:1-5);
3. Jesus liberta do corpo do pecado - "Temos a promessa de que nosso corpo será transformado plenamente, revestindo-se de incorruptibilidade" - (1Coríntios 15:51-54);
Ademais, o sacrifício de Cristo promove uma libertação interior que posiciona seus seguidores em relação ao mundo, ao ponto de entenderem o que significa "Estar no mundo, mas não pertencer ao mundo" - (João 15:18). Aqui reside o significado maior de ser "Igreja de Cristo", a saber: "Ser chamado para fora do mundo, para uma nova vida, identificando-se com a nova pátria celestial"".
A "Remissão" por sua vez nos prova o grande amor de Deus em misericórdia, capaz de suplantar multidão de pecados. Se mediante a "Plena Redenção" somos resgatados, mediante a ação remidora de Jesus somos purificados: "o sangue de Jesus Cristo nos purificada de todo pecado" - 1 João 1:7.
A ação redentora nos libertou do império das trevas, a ação remidora cancelou todos os efeitos possíveis do pecado. Fomos reposicionados e legitimados como filhos e filhas de Deus, e ninguém pode contra isso.
Texto: Reverendo Marvel Souza (Instagram: @marvelsouzaoficial)
Comentários
Postar um comentário